Psicoterapia Sistêmica


O QUE É A PSICOTERAPIA DE ABORDAGEM SISTÊMICA?
A Sistêmica uma perspectiva teórico-prática-vivencial que considera o ser humano em sua totalidade. Tem como base uma visão de mundo que busca entender os sistemas e suas dinâmicas relacionais, não se preocupando apenas com o indivíduo isolado, mas também com a interação deste com outros sistemas dos quais participa – trabalho, escola, grupos sociais, etc.
Dessa forma, um dos focos dessa abordagem é o trabalho com famílias, pois este é o sistema original – a base – dos indivíduos e exerce grande influência sobre as diversas problemáticas humanas.
Outro foco é o trabalho com casais, a célula primordial responsável pela construção da família, que precisa estar saudável para ser fonte de apoio, companheirismo e prazer e para fornecer à família um crescimento funcional.
Há ainda o trabalho com indivíduos, que apesar de serem atendidos isoladamente, são compreendidos como parte dos seus sistemas interacionais.
Por fim, vale citar o trabalho com grupos, que funciona como espaço de crescimento, trocas relacionais e de aprendizagens co-construídas.
Em qualquer desses enfoques, a postura do terapeuta é mais participativa e interventiva, o que favorece a produção de resultados ao longo do processo na forma de ampliação da percepção e conscientização do cliente sobre sua problemática; redução ou término da sintomatologia; autoconhecimento e uma auto-responsabilização muito importante para o crescimento pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário