sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

A ENERGIA DO NATAL

A ENERGIA DO NATAL


Natal 2015, natal, energia do natal, natal espiritual, espírito do natal, natal solidário

Fiquei um bom tempo pensando como poderia escrever um texto sobre o Natal, que não fosse clichê. Mas infelizmente as mensagens dessa época são parecidas demais e comuns demais para não serem repetitivas. Então me perdoem se falo do mesmo.
Escolhi abordar esse tema do título, pois sempre que chega essa época, podemos observar uma mudança no padrão social de funcionamento. Parece que as pessoas ficam mais solidárias, mais compassivas, mais alegres e com uma energia amorosa muito maior. Isso tudo apesar do problema do consumismo.
As pessoas também se conectam com as outras, próximas ou distantes, e sempre com mensagens e sentimentos mais positivos para saudar, desejar e enviar. Dessa forma, há um aumento da energia amorosa de uma maneira geral.
Faço apenas uma ressalva para as confusões que os encontros natalinos promovem, uma vez que o contato entre os entes familiares, faz vir a tona todas as dificuldades emocionais dos relacionamentos. E estas, se forem regadas a bebida, podem se intensificar ainda mais e causar um enorme desgaste dos vínculos.
Mas voltando a energia amorosa, o meu questionamento é: como conseguir manter essa vibração mais positiva durante todo o ano, e não apenas na época natalina?
Nós somos seres muito frágeis mentalmente, e nosso ego consegue nos derrubar em questão de segundos, quase sempre. Não evoluímos espiritualmente o suficiente para conseguirmos manter nossa energia sempre em alta, e precisamos fazer um esforço para que isso aconteça.
E na minha experiência e prática, o que tem me ajudado, é permanecer de forma insistente numa busca de acalmar o ego e abrir espaço para a força do sábio interior, que também é um elemento que existe dentro de nós.
Como trilhar esse caminho? Como acessar nosso sábio interior?
Através da meditação. Nas minhas buscas, encontrei alguns vídeos e áudios que trabalham exercícios de concentração nas sensações corporais, de respiração consciente, de mensagens espirituais, de orações, até chegar num conceito de meditação como o silenciar da mente. Não sou expert no assunto, até mesmo porque minhas buscas são recentes, foram todas independentes e nunca fui a nenhum centro de prática de meditação para pedir ajuda. Mas tenho boa vontade e desejo de crescer sempre, e ao trilhar esse caminho, vou evoluindo na prática conforme o meu coração orienta.
Então acredito que cada um precisa encontrar o próprio caminho e buscar suas próprias referências. Não existe uma prática meditativa que seja mais correta do que a outra. Todas são válidas no caminho do autoconhecimento e da espiritualidade. As vezes precisamos passar pelas mais fáceis para poder chegar as mais difíceis. Silenciar a mente e o ego é muito difícil e considero ser uma etapa de muita evolução. A trilha é longa até lá. Mas para um bom caminhante, não existem obstáculos intransponíveis.
O que posso dizer é que, para quem desejar manter a energia natalina em alta na sua vida, o caminho da meditação, não é o único, mas é muito válido e nos ajuda muito e nos manter numa vibração muito melhor!

Desejo a todos que este Natal de 2015 seja o início do seu propósito de manter sua energia amorosa sempre em crescimento!

Adriana Freitas
Psicoterapeuta Sistêmica
em Belo Horizonte
Instagran: @solteirosecasais

Referência da Figura
1 - retirada do google imagens

#adrianafreitas #adrianafreitaspsicoterapeuta #solteirosecasais #amor #afetividade #carinho #relacionamentos #relação #comportamento #terapiadecasal #sexualidade #casal #casamento #solteiros #saúde #comunicação #paixão #carência #parceiro #cuidar #saudades #psicologia #psicóloga #terapiafamiliar #sistêmica #visãosistêmica #terapia #belohorizonte #psicologabh #natal2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário