segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

CARNAVAL 2015 – CINCO DICAS PRA QUEM NÃO CURTE IR PRA FOLIA

CARNAVAL 2015

CINCO DICAS PRA QUEM NÃO CURTE IR PRA FOLIA

carnaval 2015, carnaval BH, folia, carnaval pra quem não curte folia


Eu bem que tentei, comprei até uma máscara de carnaval (a foto não me deixa mentir) pra ir pra folia aqui em BH, onde o carnaval está bombando. Mas no primeiro dia que vou pra rua encontrar com amigos, ao passar pela multidão naquele barulho, naquele calorão, naquela falta de espaço, não conseguindo achar o pessoal, fui sentindo uma aflição de ir embora, o tempo todo me perguntando “o que estou fazendo aqui?”, acabei indo mesmo pra casa sem ao menos encontrar o pessoal.

Conclusão: não deu pra forçar a amizade com o carnaval. Na verdade não dá mais. Tive que chegar a triste ou feliz conclusão de que não me identifico, definitivamente com a folia carnavalesca mais. Posso estar ficando velha, mas não me importo com esse rótulo para esta questão. Importo sim em buscar ser coerente comigo, com meus sentimentos, percepções e principalmente me respeitar nos meus limites.

Assim decidido o meu não envolvimento na folia, o que fazer então no feriadão? Coisas prazerosas, claro! Neste post decidi sugerir 5 dicas pra quem também não curte o carnaval de rua, mas quer aproveitar seu tempo de forma simples, tranquila e gostosa:

Filmes: sabe aqueles filmes que você foi acumulando sem assistir, ou até mesmo aqueles que já assistiu, mas está com saudades de ver de novo? Então abra seus armários e resgate todos eles. Estando sozinho ou acompanhado, são momentos bem prazerosos pra quem gosta de cinema! Além do prazer, trazem reflexões e novas ideias sobre nós mesmos e a vida.

Livros: infelizmente a grande maioria de nós brasileiros não foi educada para amar os livros, e ainda bem que minha profissão me fez mudar essa educação. Hoje amo ler e sempre tenho uma fila quilométrica de livros a espera de um tempinho precioso meu. Nesse feriado já terminei um livro e comecei outro (o da fotografia), e fico com pesar de ter um limite no meu rendimento de leitura. As vezes tenho o pensamento: “pare o tempo que eu quero só ler!”. Tenho certeza que nunca vencerei minha lista enquanto eu viver, pois ela nunca acaba e só aumenta!

carnaval 2015, carnaval BH, folia, carnaval pra quem não curte folia

Visitas: outro modo de aproveitar o carnaval é combinar de fazer visitas aos amigos ou de recebê-los em sua casa para um almoço, um café ou jantar. Nesse feriado, recebi uma amiga em minha casa para um jantar e, em outro dia, outra amiga me convidou pra ir na casa dela para um café, e ficamos conversando horas, colocando o papo em dia. Como é prazeroso estar com amigos íntimos!

Malhar: o feriado não pode ser tornar uma desculpa para tirar férias do cuidado com o corpo. Pra quem está buscando alcançar um objetivo corporal ou pra quem gosta do prazer dos exercícios físicos, caminhar e treinar são ótimas opções para aproveitar o carnaval. Hoje mesmo eu já fui caminhar de manhã na praça e depois malhar na academia. Fico super bem disposta o restante do dia.

Ficar atoa, descansar, contemplar ou meditar: como é difícil não fazer nada! Eu mesma sou uma que estou sempre fazendo alguma coisa quando estou em casa. Ou estou lendo, ou mexendo na internet, ou mexendo na cozinha, e dificilmente paro para entrar em contato com o vazio, com o nada, até mesmo porque é muito raro conseguir silenciar o barulho da mente e do ego. Acredito também que isso dá angústia pra maioria das pessoas, mas se conseguirmos experimentar esse tempo como uma meditação, pode ser um momento de profundo contato consigo mesmo, de descobertas internas e descanso reparador.

Esta é a minha lista de dicas, mas acredito que cada pessoa tenha sua própria lista de como aproveitar prazerosamente o feriadão do carnaval.

E você leitor? Compartilhe conosco suas experiências carnavalescas na folia e fora dela, no espaço para comentários abaixo!

Adriana Freitas
Psicoterapeuta Sistêmica
em Belo Horizonte

Referência das Figuras
 fotos retiradas por mim.
#adrianafreitas #solteirosecasais #amor #afetividade #carinho #relacionamentos #relação #comportamento #terapiadecasal #sexualidade #casal #casamento #solteiros #saúde #comunicação #paixão #carência #parceiro #cuidar #saudades #psicologia #psicóloga #terapiafamiliar #sistêmica #visãosistêmica #terapia #belohorizonte #carnaval2015 #dicascarnaval2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário