segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

2015 – O RESGATE ANUAL DA RESPONSABILIDADE

2015

O RESGATE DA RESPONSABILIDADE

2015, responsabilidade, ansiedade, reveillon 2015, rituais, John Lennon, artes marciais, disciplina, carências

Por que nossa sociedade se organizou de forma a ter uma mudança ritualística de um ano para o outro?
Exatamente porque somos seres indisciplinados, irresponsáveis e incoerentes com nossas vidas e relações.
Prometemos sempre uma lista de coisas para o ano inteiro e cumprimos apenas alguns itens, isso quando cumprimos. Ou criamos metas inalcançáveis a médio e curto prazo e acabamos por desistir no meio do caminho.
A mudança ritualística de fim de ano nos faz relembrar nossos desejos e objetivos de vida e isso é muito importante. Apesar da mudança ser uma ilusão, quando levamos a sério a redefinição de objetivos e fazemos votos de renovação conosco mesmos, uma pequena chama de responsabilidade se acende dentro de nós. Mas esse fogo pode ser mantido aceso ou pode ser apagado, dependendo se assumimos essa responsabilidade ou não.
A maioria de nós aprendeu a esperar que o outro fosse o responsável pela nossa felicidade. Ficamos crianças esperando ser cuidados até hoje. Esse é um dos motivos pelo qual não assumimos a total responsabilidade por nossas vidas.

2015, responsabilidade, ansiedade, reveillon 2015, rituais, John Lennon, artes marciais, disciplina, carências

Assumir a total responsabilidade é fundamental para que nossas metas estabelecidas sejam construídas durante o ano.
Mesmo quando estamos nessa busca, uma dificuldade que encontramos é nossa ansiedade e imediatismo. Queremos realizar nossos desejos, mas novamente como crianças, queremos que tudo se realize magicamente. Não sabemos esperar e tampouco curtir o processo de construção que envolve a busca de concretização das nossas metas.
Acredite! A ansiedade não vai acelerar o processo, só faz a gente sofrer enquanto não alcançamos o resultado. Portanto, se você é uma dessas pessoas, busque uma ajuda terapêutica. Psicoterapia, Homeopatia e Acupuntura e práticas alternativas como a espiritualidade, meditação e yoga ajudam muito em casos onde a ansiedade não é patológica demais. Se for este o caso, é necessária a ajuda de um Psiquiatra.
Além de aprender a lidar com nossa ansiedade, precisamos também construir uma organização disciplinada para nossas rotinas. Uso aqui o conceito de disciplina das artes marciais* que engloba quatro importantes palavras: respeito, compromisso, abdicação e esforço.
É muito importante ter Respeito as regras estabelecidas na organização estipulada. Já ter Compromisso consigo próprio implica cumprir adequadamente as etapas necessárias para um bom funcionamento da rotina. Abdicação significa abrir mão, perder algo em troca de um ganho maior. Também é necessário muito Esforço, fazer força para que o objetivo dê certo, enfrentar os imprevistos e sentimentos negativos como a preguiça, contrapondo-os em prol do bem maior. Os quatro itens são interligados e interdependentes.
Não acredito que essa organização tenha que ser rígida, mas ela precisa ser firme e flexível ao mesmo tempo. Precisamos cumprir nossa rotina a maior parte do tempo, para que possamos conseguir realizar todas nossas responsabilidades e consequentemente atender nossas necessidades materiais, emocionais, intelectuais e relacionais.
Outro aspecto importante para que cheguemos a ser responsáveis conosco mesmos é o cuidar das nossas carências. Na maioria das vezes não somos disciplinados porque estamos buscando tamponar nossas carências, utilizando de atividades compulsivas ou dependentes do outro. Mas o que não enxergamos é que essa busca alimenta o ciclo vicioso dos nossos buracos emocionais, uma vez que não é buscar o cuidado no outro que vai nos alimentar e sim buscar aprender cuidar de nós mesmos.

2015, responsabilidade, ansiedade, reveillon 2015, rituais, John Lennon, artes marciais, disciplina, carências

Assim, meu desejo é que em 2015, possamos aprender cada vez mais, a ser responsáveis com a nossa existência!
* Conferir texto sobre o assunto no site.
Adriana Freitas
Psicoterapeuta Sistêmica em BH

Siga o blog clicando em "Seja um seguidor" na lateral direita
Referência das Figuras
 todas as imagens foram retiradas do google imagens.
#adrianafreitas #solteirosecasais #amor #afetividade #carinho #relacionamentos #relação #comportamento #terapiadecasal #sexualidade #casal #casamento #solteiros #saúde #comunicação #paixão #carência #parceiro #cuidar #saudades #psicologia #psicóloga #terapiafamiliar #sistêmica #visãosistêmica #terapia # 2015 #feliz2015 #resgatedaresponsabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário