segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

UM NATAL SIMPLES - ENCONTRANDO AS NECESSIDADES VERDADEIRAS

UM NATAL SIMPLES

ENCONTRANDO AS NECESSIDADES VERDADEIRAS

natal, ano novo, 2015, natal 2014, natal simples, Lauro Henriques Jr., Palavras de Poder, Frei Betto

O que realmente precisamos?
Bem, geralmente temos uma série longa de respostas a essa pergunta: precisamos de um carro zero, de uma casa na cidade e outra no campo toda montada e decorada, de uma conta bancária gorda, de um celular de última geração, de uma tevê de 90 polegadas, de uma viagem de férias para o exterior, de uma grande festa de aniversário ou casamento, de um tênis top de linha, de ir na balada toda semana, comprar presentes do dia das mães, dos pais, das crianças, dos namorados, de páscoa, de natal, enfim, consumo, consumo e mais consumo.
Mas será que essas são nossas necessidades verdadeiras? Aquilo que realmente nos trará a felicidade e a paz de espírito? Infelizmente temos a tendência de colocar a nossa felicidade como dependente da aquisição de bens materiais e ficamos a mercê da realidade externa para estarmos bem na realidade interna.
Frei Betto em entrevista para Lauro Henriques Jr.*, disse que o grande desafio atual das pessoas é virar o desejo pra dentro, gostar de si mesmo, ficando livre de todo condicionamento consumista. Ainda relata que quando os balconistas o cercam na porta das lojas ele diz que está apenas fazendo um passeio socrático e logo após os olhares espantados explica: “O filósofo grego Sócrates também gostava de descansar a cabeça percorrendo o centro comercial de Atenas. E quando vendedores o assediavam, ele respondia: ‘Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz’” (pág. 106).
O fato é que complicamos demais nossa existência com este excesso de exigências capitalistas. Na tentativa de atender todas essas demandas, passamos a trabalhar mais e a ter menos tempo livre para viver a tranquilidade e o prazer. Consequentemente, ficamos ansiosos e doentes, convivemos menos com quem amamos, somos menos atentos as nossas necessidades relacionais e afetivo-amorosas e passamos a vida iludidos, correndo atrás do que não é essencial, sem viver com qualidade o que temos no momento presente.
Portanto, buscando descomplicar nosso fim de ano, tenho algumas sugestões de presentes verdadeiros para este Natal, numa proposta muito mais amorosa:
1.   Um abraço carinhoso
2.   Uma declaração de amor romântico
3.   Uma declaração de amor amigo
4.   Um olhar condescendente
5.   Um sorriso sincero
6.   Uma gargalhada espontânea
7.   Uma expressão de gratidão
8.   Uma palavra de conforto
9.   Um chamego
10.  Um cafuné
11. Um ouvido atento
12. Um elogio de reconhecimento
13. Um incentivo ao potencial do outro
14. Um colo reconfortante
15.                        (espaço para você continuar completando a lista)
Acredito que todos esses presentes são simples e acessíveis a qualquer pessoa, apesar de serem profundamente valiosos emocionalmente.

natal, ano novo, 2015, natal 2014, natal simples, Lauro Henriques Jr., Palavras de Poder, Frei Betto

Esse é o meu desejo pra vocês, estimados amigos, familiares, colegas e clientes leitores, neste final de 2014: um Natal Simples! Recheado de presentes que realmente importam e claro, de “Passeios Socráticos”! E que vocês possam passar todo o ano de 2015 ofertando e recebendo, de si mesmos e dos seus parceiros, todos esses presentes maravilhosos!

Compartilhe conosco os itens a mais que você pensou como presentes verdadeiros para complementar nossa lista, no espaço para comentários abaixo!



*Conferir a referência do Livro “Palavras de Poder – Volume 3”.


Adriana Freitas
Psicoterapeuta Sistêmica em BH

Siga o blog clicando em "Seja um seguidor" na lateral direita
Referência das Figuras
#adrianafreitas #solteirosecasais #amor #afetividade #carinho #relacionamentos #relação #comportamento #terapiadecasal #sexualidade #casal #casamento #solteiros #saúde #comunicação #paixão #carência #parceiro #cuidar #saudades #psicologia #psicóloga #terapiafamiliar #sistêmica #visãosistêmica #terapia #natal2014 #natalsimples #necessidadesverdadeiras

3 comentários:

  1. Drika, vc é fantástica!!!! Parabéns pelo aniversário do blog, suas palavras são sempre muito pertinentes, acertadas mesmo. Que seu Natal e seu 2015 sejam repletos dos verdadeiros valores que te fazem cada dia mais gente!!!! Adoro vc!!!! Bjs mil!!!
    Soninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Soninha!
      Fico super feliz com sua mensagem! Obrigada por acompanhar o blog e pelas palavras de parabéns!
      Abraços
      Adriana

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir