sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

MENSAGEM DE FIM DE ANO - 2013 - APRENDIZ DE PAPAI NOEL

MENSAGEM DE FIM DE ANO - 2013

APRENDIZ DE PAPAI NOEL


Até hoje eu me lembro da magia do Natal da minha infância. Não posso precisar quando foi que descobri que Papai Noel não era de fato uma realidade e sim um espírito de uma época do ano, pois mesmo depois do conhecimento, continuei gostando e aproveitando esta época.
Para além do espírito natalino e de toda simbologia cristã, a espera pelo Papai Noel pode ser uma interessante metáfora sobre como perpetuamos nossas expectativas infantis em diversos aspectos da nossa vida.
Um exemplo extremamente comum é quando nos relacionamentos pessoais, nos negamos a ver a realidade e ficamos esperando sempre que nossos parceiros mudem ou já entramos nas relações amorosas com a crença de que o outro irá mudar. Por trás dessas buscas nos relacionamentos, o verdadeiro problema é que ficamos eternamente esperando que o outro nos faça feliz – esperando o Papai Noel – e não tomamos esta responsabilidade em nossas mãos.
Outro exemplo é quando desejamos ter bens materiais, ou queremos estudar, ou realizar viagens, mas nunca planejamos nosso dinheiro, nunca economizamos, ou não queremos fazer nenhum sacrifício, nem o mínimo esforço de trabalhar mais ou não damos o melhor de nós mesmos na profissão, ficando numa posição muito mediana ou baixa em relação ao que poderíamos oferecer e receber pelo nosso trabalho.
Um adulto esperar o Papai Noel significa que ele ainda acredita na fantasia de que irá ganhar ou receber as coisas que deseja de forma mágica, sem ter que planejar ou fazer esforço. Significa também sempre culpar o outro por não conseguir o que deseja. E esperar que a mudança venha de fora e não de dentro.
Qual ou quais Papais Noéis você está esperando até hoje? Se pudesse ser seu próprio Papai Noel, o que se daria de presente?
Fantasiosamente, Papai Noel gasta o ano inteiro se preparando para no final do ano conseguir estar com todos os presentes prontos para ser entregues. Papai Noel sabe o quanto esse tempo é importante; é durante o ano que ele capta os desejos de cada um e os transforma em presentes maravilhosos.
Desejo que neste fim de ano, você possa aprender o verdadeiro ofício do Papai Noel e se transforme no seu próprio “bom velhinho”!
Adriana Freitas
Psicoterapeuta Sistêmica
em Belo Horizonte
Instagran: @solteirosecasais


Referência da Figura:
1. foto extraída do site: http://www.morguefile.com/search/morguefile/8/christmas/pop

#adrianafreitas #adrianafreitaspsicoterapeuta #solteirosecasais #amor #afetividade #carinho #relacionamentos #relação #comportamento #terapiadecasal #sexualidade #casal #casamento #solteiros #saúde #comunicação #paixão #carência #parceiro #cuidar #saudades #psicologia #psicóloga #terapiafamiliar #sistêmica #visãosistêmica #terapia #belohorizonte #psicologabh #natal #aprendizdepapainoel

2 comentários:

  1. Adriana, excelente post! Feliz 2014!! Diana Borges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Diana! Um excelente 2014 pra você também! Abraços

      Excluir